É inegável que durante todas as atividades humanas há um risco. Esse é um desafio sempre presente nas empresas e investimentos. Nas últimas décadas, diversos procedimentos formais de avaliação e gerenciamento de risco foram desenvolvidos com o objetivo de se obter segurança operacional, pessoal e financeira aos empreendimentos. Como a mineração é tida como uma indústria de alto risco tanto com relação à segurança quanto a questões financeiras, adotou-se como procedimento padrão a adoção de medidas de gerenciamento de risco.
Diante grandes desastres que vierem ao domínio público, o gerenciamento de riscos trata-se de uma ferramenta com grande potencial para a realização de trabalhos. Dessa forma, uma avaliação de risco adequada deve ser iniciada pela definição do contexto ao qual o empreendimento ou empresa está inserido. Os elementos externos e internos estão atribuídos a esse contexto, além de se fazer o gerenciamento de riscos e a estrutura a qual o risco estará sendo monitorado.
A relação entre o ambiente externo e o empreendimento remete a relação entre a organização e o público externo em que ela está envolvida. Assim, é imprescindível identificar os principais impulsionadores do negócio, as partes interessadas e suas percepções do empreendimento, da empresa e dos negócios, além de aspectos sociais, regulamentares, ambientais, culturais, competitivos, financeiros e políticos. Essas questões devem sempre serem consideradas quando o risco de falha é avaliado.
Já quando se trata do contexto interno é importante ressaltar a compreensão do negócio e de metas, objetivos e as estratégias em vigor para alcançá-los. Todas as partes do empreendimento estão envolvidas nesse contexto e isso pode influenciar os controles ou tratamentos usados para limitar a probabilidade ou consequências de falhas, por exemplo.
Estabelecer o contexto de gerenciamento de risco implica em definir os objetivos, limites e escopo do processo de gerenciamento de risco para a atividade ou parte da organização em questão. Esta etapa também envolve a definição das funções e responsabilidades de várias partes da organização e dos indivíduos que participam do processo de gerenciamento de riscos, os recursos necessários e os registros a serem mantidos.
Por Gabriel Marques, João Paulo, Luísa Paulino e Rafael Noronha |11 de Novembro de 2021 |Risco, Análise, Mineração |